Dança alemã abre o 9ª Primavera dos Museus
- euamosaoleo
- 22 de set. de 2015
- 1 min de leitura

A 9ª Primavera dos Museus teve início nesta segunda-feira no Museu do Trem de São Leopoldo com apresentação de dança alemã do Grupo da Melhoridade que exibiu valsas e convidou o público presente para dançar polonaise. O evento, que este ano tem o tema "Museus e Memórias Indígenas", vai até o dia 27 deste mês com várias atrações, e é organizado pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram).
Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Cultura e Turismo, Luís Arthur Bitencourt elogiou a organização do evento. "É muito importante este trabalho que torna o Museu em um local vivo", comentou. A coordenadora da Cultura Alemã da Secretaria Municipal de Cultura, Aline Metz, explica que as apresentações realizadas neste primeiro dia têm o tema do convite a um passeio de trem. "Sempre se pegava o trem para ir para a cidade para dançar valsas. Então é isso que queremos remeter." Quem esteve presente ainda pode levar uma muda de flores para casa.
Segundo a diretora do Museu do Trem de São Leopoldo, Lucélia Toldo de Souza, esta edição tem o objetivo de discutir a real importância do povo indígena, todos os costumes que eles trouxeram à comunidade. "O que nós carregamos disso tudo? O povo indígena guarda as suas memórias, ele guarda a sua história para passar para os seus descendentes e qual a função do Museu nisso tudo? Também guardar história para a perpetuação".
Na programação ainda há exibição de filmes, oficinas de artesanato indígena, contação de histórias, apresentação de dança indígena e palestra com artista plástico que foi ao Xingu e irá contar um pouco da sua experiência.
Comments