Formação de professores é a primeira tomada de cena do SÃO LÉO EM CINE
- euamosaoleo
- 28 de set. de 2015
- 3 min de leitura

Luz, câmera e ação......vai começar mais um SÃO LÉO EM CINE - Festival de vídeo estudantil. Mas antes dos curtas-metragens ganharem a telona, professores da rede municipal de educação infantil ao EJA vão poder aprender muito para orientar e interagir com os estudantes na produção cinematográfica. Realizada pela Secretaria de Educação de São Leopoldo, a formação contará com nomes como de Josias Pereira, professor e doutor em Educação da UFPEL, e Milton do Prado, mestre em Estudos Cinematográficos e coordenador do curso Realização Audiovisual da Unisinos. A capacitação, com carga horária de 20 horas, começa dia 30 e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas até esta segunda-feira (28), pelo e-mail saoleoemcine@gmail.com.
Segundo o secretário de Educação, Luís Arthur Bitencourt, para esta edição foi preparada uma programação especial. Além de oficinas sobre produção, roteiro, gravação, direção, decupagem e edição, os professores agregarão ainda mais conhecimento nas palestras Neurociência e a produção de vídeo no processo de ensino, que será ministrada dia 30 pelo doutor em Educação da UFPEL, e Linguagem e prática de Cinema no curta-metragem, com Milton Prado. As duas palestras serão no Salão Nobre da prefeitura antiga - Smed, às 18 horas.
RECURSO PEDAGÓGICO - Para o secretário, a sétima arte se constitui num excelente recurso escolar, pois através das suas múltiplas linguagens vem a contribuir para melhorar a autoestima e autonomia do educando. "A produção audiovisual na prática escolar traz vários benefícios à educação, instituindo novas formas de comunicação que permite um outro olhar para si mesmo, sua realidade e o mundo", explica. Em resumo: o SÃO LÉO EM CINE está intrinsicamente ligado às ações pedagógicas, proporcionando novas formas de comunicação, leitura, escrita, expressão formal, coloquial, corporal, coletividade, criticidade, interatividade e conhecimento que auxiliam no desenvolvimento de novas aprendizagens inter e multidisciplinares.
Das filmagens à premiação
Após a formação dos professores, será a vez da próxima claquete: começar a definir o assunto em sala de aula e contar estas histórias em vídeos clipes, documentários ou outras técnicas audiovisuais. "No ano passado o tema ficou limitado à inclusão, mas agora será livre. Serão vídeos de ficção, animação e acessibilidade", afirma a coordenadora do projeto e assessora pedagógica da Smed, Eliane Beatriz Candido.
Os curtas estudantis serão exibidos nos dias 2 e 3 de dezembro no Cinesystem Cinemas do Bourbon Shopping, das 8 às 12 horas, para professores, alunos, familiares e autoridades convidadas. As categorias serão definidas em conjunto com a Unisinos e UFPEL. Depois, uma comissão selecionará os curtas indicados para apreciação do júri técnico e artístico. Já a cerimônia para a entrega dos troféus ao vencedor em cada categoria acontecerá em 15 de dezembro - em local a definir.
A cronologia do SÃO LÉO EM CINE
A idealização do SÃO LÉO EM CINE - Festival de Vídeo Estudantil surgiu durante a visitação à Faculdade de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). O professor e Doutor em Educação, Josias Pereira propôs uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo (Smed) para a produção de curtas-metragens com estudantes da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos
De 2014 até o momento, a Smed proporcionou formações a grupos de professores interessados na produção audiovisual. Através de parcerias, foram ofertados cursos de Edição de Vídeo e Fotografia (NTM - SL), Animação Stop Motion e 2D (Projeto Alan Turing - UFRGS), Recursos de Acessibilidade Audiovisual (Tagarellas Audiodescrição e Fundação Liberato), palestra com o cineasta e escritor Tabajara Ruas (SESC-SL) e curtas de ficção na educação (São Léo em Cine) com práticas ministradas por Josias Pereira (UFPel), ERD Filmes e Milton do Prado (Mestre em Estudos Cinematográficos e coordenador do curso de Realização Audiovisual - Unisinos).
Realizados minicursos e oficinas específicas para amenizar as dificuldades dos professores e alunos com a ajuda de estudantes das universidades parceiras ou via Internet.
Para a comunidade escolar também são disponibilizados materiais práticos e teóricos, tais como: livros digitais, artigos, apostilas, videoaulas, mídias livres, termos de autorização, direitos autorais, edital, ficha de inscrição dos curtas, regulamento, entre outros, através do site saoleoemcine.wordpress.com.
Além de divulgações, há assessoria via Facebook (facebook.com/saoleoemcine), Twitter (@saoleoemcine), email (saoleoemcine@gmail.com) e canal do Youtube (São Léo em Cine).
FICHA TÉCNICA:
Realização - Secretaria Municipal de Educação (SMED)
Organização: SMED e UFPEL (Universidade Federal de Pelotas)
Apoio: Erd Filmes, Cinesystem Cinemas, Fundação Liberato, Cinema-Centro de Artes/UFPel, Unisinos e Sesc.
댓글