Seu Oscar, a adoção de canteiros e as novas placas da Avenida Imperatriz Leopodina
- euamosaoleo
- 25 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

As mãos de Seu Oscar* na terra representam o amor e o carinho que tem a São Leopoldo. Sua atividade principal hoje é o comércio de veículos, mas em frente à sua loja encontrou mais uma ocupação, cuidar do trecho que leva à sua loja. Este caminho é parte do canteiro central da Avenida Imperatriz Leopoldina. Diariamente dezenas de pessoas trafegam por ali, fazem caminhadas, corridas e utilizam a ciclovia. Com uma enxada nas mãos, Seu Oscar decidiu adotar a área por conta própria. No meio do seu caminho encontrou agentes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) que o orientou a adotar formalmente a área e ainda divulgar a sua marca utilizando uma placa publicitária.
Imediatamente a parceria foi firmada, mas logo seu Oscar percebeu que o modelo de placa naquele local poderia prejudicar a mobilidade daquele espaço. E foi aí que o filho do seu Oscar, o Everton, elaborou uma sugestão prática e repassou à Sesp. E deu tão certo que a Prefeitura decidiu adotar a estrutura sugerida como modelo para a Avenida Imperatriz Leopoldina. Feliz com a parceria, seu Oscar ainda rega diariamente as flores que plantou no canteiro, que é dele, de quem caminha, de quem passa de carro, do ciclista que percorre a ciclovia e todos os cidadãos leopoldenses.
*O personagem real desta história é Oscar Vargas Neto, 66 anos, morador de São Leopoldo, comerciante. Tem uma loja de carros na Avenida Imperatriz Leopoldina. É casado com Maria Helena Vargas, 62. O filho Everton é Everton Rossano Vargas, 34, administrador de empresas.
** Assim como Seu Oscar, várias empresas também adotam áreas na Avenida Imperatriz Leopoldina e fortalecem a parceria entre a Prefeitura e a iniciativa público-privada.
PROJETO DE ADOÇÃO DE CANTEIROS
A adoção de canteiros é um projeto que vem sendo executado desde o começo da atual gestão municipal. Atualmente, segundo a diretora de Revitalização Urbana da Sesp, Cristiane Marconato, existem mais de 100 áreas públicas adotadas, entre canteiros, praças e outros espaços. “Nessa ação o senso de cidadania é despertado de forma que até quem é pessoa física tem se interessado pelas áreas”, conta Cristiane.
O contrato é simples, com cláusulas claras e o custo dele é zero. Entretanto, o adotante deve arcar apenas com a manutenção da área escolhida e com a confecção das placas. Para obter mais informações sobre como adotar uma área pública basta entrar em contato com a Sesp: 3526-5409.
Comments