Museu do Trem recebe crianças para Contação de Histórias Indígenas
- 25 de set. de 2015
- 2 min de leitura
Lendas indígenas contadas de uma forma lúdica para os pequenos e dentro de um vagão de trem pedagógico. Esta experiência foi vivida por alunos de quatro a seis anos da Escola de Educação Infantil Pitoco de Gente, que tiveram a sua euforia e encantamento despertados. Eles visitaram o Museu do Trem na manhã desta quinta-feira durante a realização do 9ª Primavera dos Museus. Além de assistirem à contação de história, os pequenos puderam fazer uma visita guiada.
João Victor, seis anos, ficou encantado com todas as peças disponíveis no Museu e estava empolgado para ouvir a história. "É muito legal o Museu. Eu gostei muito dos trens pequenos de ferro e da bicicleta. Nunca tinha visto uma assim. Passeamos pelo trem e ainda vamos escutar historinhas!", disse João.
As leituras escolhidas pela professora do Contação de Histórias, Katiane Lourenço, foram Abaré, de Graça Lima, e Kabá Darebu, de Daniel Munduruku. "Contei histórias indígenas para apresentar as lendas e os costumes desse povo. É importante eles terem conhecimento de diversas culturas. Os livros escolhidos trabalham bastante a questão da importância da natureza e sua preservação", declarou Katiane.
A professora da Escola de Educação Infantil Pitoco de Gente, Jordana de Mello Breitenbach, ressaltou a alegria das crianças em realizar esta visita. "É a primeira vez que eles vêm ao Museu do Trem. Estão eufóricos. É algo novo para eles e sem dúvida será muito positivo", afirmou Jordana.
A 9ª Primavera dos Museus, iniciada nesta segunda-feira, é realizada com apoio do Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram) e tem como tema este ano "Museus e memórias indígenas". "Estamos muito felizes por podermos realizar essas atividades com as crianças para apresentar a cultura indígena", declara a diretora do Museu do Trem, Lucélia Toldo de Souza.
Amanhã, os visitantes ainda podem agendar horário para acompanhar a Visita Guiada na qual é contada a história da Viação Férrea. Além disso, ocorre às 14h30, o encontro com o artista plástico Mai Bavoso, que contará sua experiência com os índios do Xingú, além de fazer pinturas em telas com temática indígena com alunos das escolas agendadas.
Neste sábado, estão previstas apresentação de danças indígenas, o tradicional "Encontro de Carros Antigos", o Pedala São Leo, que reúne um grupo de pessoas em um passeio ciclístico por São Leopoldo e ainda a oficina sobre a Semana do Trânsito com o CFC Caberlon, sobre a importância do uso do cinto, consulta de CNH e outras atividades. Algumas atividades podem ser canceladas em função da chuva. O encerramento ocorre neste domingo. Todas as atividades ocorrem das 9 às 18 horas.
9ª Primavera dos Museus
Onde ocorre: Museu do Trem
Endereço: Lindolfo Collor, 40, bairro Centro.
Horário: 9 às 17 horas

Commentaires