Redesim será assinada amanhã
- euamosaoleo
- 22 de set. de 2015
- 2 min de leitura

A Prefeitura de São Leopoldo larga na frente na implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios, a Redesim. Após um ano do início do trabalho de mapeamento, amanhã (23) será assinado o programa que prevê a entrada única de dados cadastrais e a redução de exigências documentais. A solenidade ocorrerá às 11h na Sala do Empreendedor, no andar térreo do Centro Administrativo.
Por meio de um sistema integrado de informações e processos, o micros, pequenos e médios empresários acessam os serviços, diminuindo assim a burocracia e o número de procedimentos para a abertura e regularização de empresas.
De acordo com Tadeu Jacoby, secretário geral da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs), o tempo de espera, que hoje chega a 84 dias em média, será reduzido para dez. "Buscamos a conscientização de prefeituras, com apoio do Sebrae, através de divulgações e palestras sobre o novo processo. A Junta Comercial faz o contato com a Prefeitura que, por sua vez, unifica o trabalho interno das secretarias", explicou.
Todos ganham com a agilização das etapas. O empresário começa mais cedo a produzir. Antes, o aluguel do espaço físico era gasto enquanto os papéis tramitavam. A Prefeitura não precisa mais esperar quase três meses para recolher tributos. Na outra ponta, a sociedade se beneficia com um novo empreendimento e com os investimentos oriundos dos impostos. "Além disso, quanto menor a burocracia, mais empresas o município atrai", acrescenta Jacoby, o grande mentor para a introdução da Redesim no Estado em 2010.
O presidente do Sincontecsinos, Sandoval dos Santos, garante que empreendedores desistiam de abrir negócios por conta da dificuldade. Ele é ainda mais otimista e acredita que em alguns casos a espera será de apenas cinco dias. "A iniciativa e a redução dos prazos irá favorecer toda a comunidade, contadores, e os empresários. Vamos colaborar com a compra de um computador específico para o procedimento da Prefeitura", ressaltou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Mário Rosito, explica que a unificação resultou de um longo processo de análise. "Fizemos um trabalho extenso e complexo para adequar diversas estruturas internas da administração que dizem respeito aos trâmites de aprovação e liberação de alvarás. O processo envolve várias secretarias, por isso precisamos alinhar serviços e preparar quem trabalha para finalmente integrar a rede".
A agilização dos trâmites para abertura de empresas se tornou praticamente uma cruzada para diversas entidades, que se uniram em prol do desenvolvimento. Nesta empreitada pelo sim ao desenvolvimento estão a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Receita Federal do Brasil, Juntas Comerciais, secretarias estaduais de Fazenda, prefeituras, Sebrae e órgãos licenciadores, como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente.
Proposições da Redesim
- Procedimentos compatibilizados e integrados
- Redução de exigências documentais
- Garantia de linearidade do processo, da perspectiva do usuário
- Entrada única de dados cadastrais e de documentos
- Informações compartilhadas
- Redução de tempo para registro e a legalização de empresas
- Aumento do número de formalizações de empresas e negócios
- Segurança na formalização de novas empresas
Comments