top of page
Buscar

Redesim facilita abertura de empresas em São Leopoldo

  • euamosaoleo
  • 23 de set. de 2015
  • 3 min de leitura

Três dias. Esse foi o tempo que o empresário Paulo Roberto Pazze esperou para ter o alvará de sua empresa em mãos. Algo inimaginável até poucos dias atrás. O prazo médio chegava a três meses. "Estávamos com pressa, pois tínhamos uma venda acertada e necessitávamos do alvará com urgência. Graças a isso o negócio foi concretizado", comemora Pazze ao lado da contadora Beatriz Guimarães.

A empresa, que leva seu sobrenome, trabalha com estruturas metálicas. O primeiro alvará emitido pelo novo sistema foi entregue em mãos pelo prefeito Anibal Moacir da Silva, em solenidade realizada na manhã de hoje (23) na sede da nova Junta Comercial, no térreo do Centro Administrativo.

Pensando na competitividade do município, a Prefeitura de São Leopoldo largou na frente na implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios, a Redesim. Por meio de um sistema integrado de informações e processos, os micros, pequenos e médios empresários acessam os serviços, diminuindo assim a burocracia e o número de procedimentos para a abertura e regularização de empresas.

AGILIDADE

"O papel do poder público é não atrapalhar. Desde o início temos a seguinte proposta de gestão: agilidade na legalidade. Temos que governar com parcerias. O poder público está à disposição de vocês", ressaltou o prefeito Moa diante de servidores, lideranças políticas e empresários.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedetec), Mário Rosito, salientou que a Redesim resulta de dois anos de trabalho e qualificação dos servidores. ¿Agradeço aos funcionários da Sedetec, Gestão e Informática pelo empenho. Estou emocionado, pois é um avanço muito grande para a cidade¿, destacou.

O vice-prefeito Daniel Daudt Schaefer garantiu a continuidade do projeto, independentemente de governos. "95% dos envolvidos na Redesim são concursados da nossa prefeitura, pertencem ao nosso quadro permanente. Portanto, profissionais qualificados que representam algo que veio para ficar".

TEMPO REDUZIDO

De acordo com Tadeu Jacoby, secretário geral da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs), o tempo médio de espera, que hoje chega a 84 dias em média, será reduzido para dez. "Buscamos a conscientização de prefeituras, com apoio do Sebrae, através de divulgações e palestras. A Junta Comercial faz o contato com a Prefeitura que, por sua vez, unificou o trabalho interno das secretarias".

Menos burocracia, mais investimentos

Todos ganham com a agilização das etapas. O empresário começa mais cedo a produzir. Antes, o aluguel do espaço físico era gasto enquanto os papéis tramitavam. A Prefeitura não precisa mais esperar quase três meses para recolher tributos. Na outra ponta, a sociedade se beneficia com um novo empreendimento e com os investimentos oriundos dos impostos. "Quanto menor a burocracia, mais empresas o município atrai", acrescenta Jacoby, o grande mentor para a introdução da Redesim no Estado em 2010.

O presidente do Sincontecsinos, Sandoval dos Santos, relatou que empreendedores desistiam de abrir negócios por conta da dificuldade. "A redução dos prazos irá favorecer toda a comunidade, contadores, e os empresários. Vamos colaborar com a compra de um computador específico para o procedimento da Prefeitura", ressaltou.

Participaram do ato o presidente da Junta Comercial, Paulo Roberto Kopchina, o diretor-superintendente do Sebrae, Derly Fialho, e o secretário de Obras Sandro Cassel, que iniciou o processo quando comandou a Sedetec.

A iniciativa conta com apoio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Receita Federal do Brasil, Juntas Comerciais, secretarias estaduais de Fazenda, prefeituras, Sebrae e órgãos licenciadores, como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente.

Proposições da Redesim

- Procedimentos compatibilizados e integrados

- Redução de exigências documentais

- Garantia de linearidade do processo, da perspectiva do usuário

- Entrada única de dados cadastrais e de documentos

- Informações compartilhadas

- Redução de tempo para registro e a legalização de empresas

- Aumento do número de formalizações de empresas e negócios

- Segurança na formalização de novas empresas


 
 
 

Comments


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Matérias recentes
Arquivos
Pesquisar por tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2015 Desenvolvido pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

bottom of page